«Saio preparadíssimo para tudo o que vocês possam imaginar»

O ciclo de Paulo Freitas no Sporting chegou ao fim. Cinco temporadas completas, sempre a somar títulos, justificaram uma conferência distinta. O treinador garante que sai grato, diferente para melhor e preparado para tudo.

«Saio preparadíssimo para tudo o que vocês possam imaginar»

Mais de cinco anos depois de trocado Barcelos por Lisboa, Paulo Freitas está de saída do Sporting.

A derrota, em prolongamento, frente ao Benfica, marcou a eliminação do Sporting nas meias-finais do campeonato nacional e o fim de uma ligação profícua com o seu treinador.

Em cinco temporadas completas, o Sporting de Paulo Freitas conquistou o Campeonato Nacional em 2017/18, a Liga Europeia em 2018/19, a Taça Continental em 2019/20, a segunda Liga Europeia e segundo Campeonato Nacional em 2020/21 e a segunda Taça Continental já esta temporada. Ou seja, conquistou títulos oficiais em todas as épocas que começou, "matando" vários "borregos" e ficando apenas a faltar a conquista da Taça de Portugal. Mas a sua saída já estava traçada há muito, independentemente do desfecho das edições deste ano da Taça ou do Campeonato, que ainda estavam em aberto.

O técnico conquistou um lugar de destaque na História do Sporting e da própria modalidade, e tal justificou também o convite do homólogo Nuno Resende para uma conferência diferente. Desde logo, por ter sido realizada em conjunto entre os velhos rivais - e, no "postulado" de Freitas, o Benfica não ganhou qualquer grande título - mas também porque, inevitavelmente algumas questões acabariam por extravasar o âmbito da partida.

Atraiçoado pelo momento e pela clara predisposição de Paulo Freitas, Sérgio Cavaleiro, assessor de imprensa leonino, não conseguiu evitar o tema, sendo que a não renovação e a saída do técnico, de facto, ainda não foi oficializada.

"Desde o primeiro dia que aqui entrei, entreguei a minha vida a este clube. E saio com essa consciência e saio com forças e ambições renovadas para poder continuar a trabalhar", afirmou Freitas, sublinhando várias vezes a gratidão pela oportunidade. "Estou obviamente muito grato. Saio muito grato, porque o sentimento de gratidão é um valor muito importante e que eu sempre passei, e continuo a passar, aos meus filhos. Eu quero que eles saibam que o pai é uma pessoa grata pelas oportunidades que lhe concedem", vincou.

O treinador agradeceu também aos seus jogadores. "Obrigado pelo que fizeram hoje. Obrigado pela forma como sempre estivemos juntos, como sempre trabalhámos, como sempre nos respeitámos. Como sempre nos defrontámos, porque esta relação de treinador e jogador é claramente uma relação de desgaste rápido. Isto é como tudo. Mas eu já tive oportunidade de dizer a algumas pessoas, eu gosto genuinamente dos meus jogadores e digo-vos que fiquei muito admirado porque não tinha a noção que eles gostavam tanto de mim", observou.

Perspectivando o futuro, Paulo Freitas garante estar preparado para novos desafios. "A nossa vida é um processo de aprendizagem e, portanto, saio diferente para melhor. Não agradei a toda a gente? Claro que não. Mas defendi intransigentemente os interesses do Sporting e isso é que era fundamental. Vamos analisar rendimento? Não conseguimos este ano. Mas acho que é um pecúlio muito, muito, muito, muito, muito bom. Portanto, grato pela oportunidade que me concederam. E preparadíssimo para tudo, para tudo o que vocês possam imaginar", assegurou.

"Obrigado a todos. E boas férias para mim", despediu-se Paulo Freitas, num "até já" ao Hóquei em Patins.

AMGRoller

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
«Demonstrámos uma maturidade que não existia»

«Demonstrámos uma maturidade que não existia»

Numa conferência diferente, Nuno Resende e Paulo Freitas, conjuntamente, realçaram o espectáculo desta série de play-off entre Sporting e Benfica. Para o treinador das águias, a estabilidade emocional foi fundamental.