«Die Meister, die Besten, les Grandes Équipes, the Champions!»

Duas fases de qualificação 'desaguam' numa fase de grupos de elite na nova Liga dos Campeões. Há seis equipas portuguesas, cinco espanholas, quatro italianas e uma francesa divididas por quatro potes, conforme o ranking, para sorteio.

«Die Meister, die Besten, les Grandes Équipes, the Champions!»

Barcelona, Benfica, Liceo, Porto, Saint-Omer, Sarzana, Sporting e o actual campeão europeu Trissino tiveram entrada directa na fase de grupos. Reus, Noia, Oliveirense, Óquei de Barcelos e Lodi entraram na segunda fase de qualificação e deram o necessário passo rumo à fase de grupos. Dois "passos" foram necessários a Calafell, Valongo e Forte , que disputaram logo no início de Outubro uma primeira ronda qualificatória antes de carimbarem, agora, o acesso à desejada fase de grupos.

A nova Liga dos Campeões, que sucede à Liga Europeia como a mais importante prova de clubes, tem as suas 16 equipas definidas e, como seria objectivo dos clubes de topo e do Comité-Técnico da World Skate Europe, junta os melhores da Europa.

O Barcelona, com 22 triunfos, é a equipa mais titulada da prova, mas só ganhou uma das últimas seis edições concluídas. O Trissino é o campeão em título.

Estão apuradas nove das 12 equipas campeãs na mais importante prova europeia de clubes, como Taça dos Campeões Europeus (até 1996) ou Liga Europeia, totalizando entre si 46 títulos das 56 edições realizadas. Em "falta" nesta fase de grupos, estarão apenas os também vencedores Igualada (seis títulos), Voltregà (três) e Follonica (um).

Relativamente ao ranking oficial europeu, que considera as performances nas últimas temporadas, marcam presença na fase de grupos nada menos que 12 das 16 equipas melhor cotadas no ranking da World Skate Europe.

Saint-Omer é a única equipa fora dos três grandes campeonatos e a única além do 20º posto no ranking.

Não chegam a esta fase apenas o catalão Lleida (4º do ranking), que caiu na primeira fase de qualificação, os italianos Follonica e Valdagno (respectivamente, 9º e 13º), que caíram na segunda fase qualificatória, e o português Tomar (15º), que esta temporada abdicou da participação nas provas europeias.

De resto, com Noia (17º), Valongo (18º) e Calafell (19º), os campeões franceses Saint-Omer (29º) são a única equipa presente na fase de grupos da Liga dos Campeões que não está no "top 20" deste ranking, sendo também a única equipa de fora dos três principais campeonatos: Portugal, Espanha e Itália.

Sorteio

Ainda sem data anunciada, o sorteio dos quatros grupos de quatro equipas que lutarão pelo apuramento para a Final Eight tem apenas duas condicionantes previstas em regulamento: há potes conforme o ranking das equipas e apenas podem calhar duas equipas do mesmo país em cada grupo.

Não há qualquer referência a cabeças-de-série, o que relega, por exemplo, o campeão europeu e italiano Trissino para o Pote 3.

Potes a sorteio (oficioso, conforme ranking)

Pote 1: Sporting (1º), Porto (2º), Barcelona (3º), Oliveirense (5º)

Pote 2: Benfica (6º), Reus (7º), Sarzana (8º), Lodi (10º)

Pote 3: Liceo (11º), Óquei de Barcelos (12º), Trissino (14º), Forte (16º)

Pote 4: Noia (17º), Valongo (18º), Calafell (19º), Saint-Omer (29º)

Equipas por país

Portugal (6): Benfica, Oliveirense, Óquei de Barcelos, Porto, Sporting e Valongo

Espanha (5): Barcelona, Calafell, Liceo, Noia e Reus

Itália (4): Forte , Lodi, Sarzana e Trissino

França (1): Saint-Omer

A fase de grupos arranca já em Janeiro, com jornadas, jogadas à quinta-feira, a 26 de Janeiro, 9 e 23 de Fevereiro, 9 e 23 de Março e 6 de Abril.

Os dois mais bem classificados de cada grupo apuram-se para a Final Eight, com quartos-de-final, meias-finais e final, agendada para 5 a 7 de Maio.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny