Assalto a Valongo

A excelente campanha da pretérita temporada e uma ainda melhor caminhada este ano, já premiada com um inédito troféu europeu, levarão, segundo a generalidade da imprensa, a um autêntico 'saque' em Valongo.

Assalto a Valongo

É reconhecido por todos o excelente trabalho que Edo Bosch tem realizado em Valongo desde que chegou em 2020. Na pretérita temporada, chegou à final da Liga Europeia e, mesmo sem descanso e sobrecarregado com prolongamentos, complicou a vida ao Benfica nos quartos-de-final do play-off.

No defeso, as águias ficariam com Bernardo Mendes. O Porto levou Diogo Barata, mas "devolveu" Carlos Ramos. O Óquei de Barcelos chamou Miguel Vieira.

No entanto, o Valongo não acusou as "baixas". Às ordens de Edo Bosch, ganhou a Taça Continental, primeiro título europeu do clube, e garantiu o apuramento para a fase de grupos da Liga dos Campeões, passando duas rondas de qualificação. Vai disputar um lugar na Final Eight com o gigante Barcelona e os italianos Lodi e Forte.

No Campeonato PLACARD, o Valongo é 4º, tendo apenas perdido com Porto (3-5), Benfica (4-3) e Sporting (3-5), e vai em oito vitórias consecutivas (cinco fora e três em casa), série que na sua história só conseguiu na temporada de 2013/14, em que se sagrou campeão.

Tal colocou, naturalmente, os olhos dos demais e mais abastados nos "recursos humanos" da equipa. E prepara-se uma autêntica razia, um autêntico "assalto"...

Edo Bosch chegou a ser apontado ao Porto, mas o sucesso de Ricardo Ares no primeiro ano e a renovação até 2027 levaram o histórico ex-guarda-redes azul-e-branco a considerar outros desafios.

Facundo Bridge será reforço do Sporting, tal como, ao que tudo indica, Rafael Bessa.

A Oliveirense, segundo notícias destes últimos dois dias, pode fazer uma aposta declarada no "ouro" valonguense. Dando voz pública a rumores que ganham força nos bastidores desde o início de Dezembro, o ZeroZero avançou o acordo com o treinador Edo Bosch. Na "resposta", o Record subiu a parada, anunciando que Xano Edo e Facundo Navarro acompanhariam o técnico. E a estes, A Bola juntou ainda Nuno Santos e Diogo Abreu. Ficou a faltar a "aposta" d'O Jogo, mas, nas estreitas relações do diário portuense com o emblema de Oliveira de Azeméis, o "timing" desejado para confirmações será porventura outro.

Será mais de meia equipa (e também o treinador) de saída. De facto, indo estes "anéis", do 10 habitualmente chamado, sobrariam poucos "dedos". O jovem guarda-redes Gonçalo Bento, o experiente Francisco Silva e os reforços desta época, Miguel Moura e Carlos Ramos, sendo que "Carlitos" está emprestado pelo Porto.

Esta quarta-feira, o Valongo não escapou a críticas quando, na 12ª jornada, na recepção ao Riba d'Ave, perdia por 0-3 com apenas 12 minutos decorridos e por 2-5 ao intervalo. Mas, em mais uma prova de inquestionável valor, daria a volta ao marcador, vencendo por 6-5. E está agora apenas a dois pontos do 3º lugar do Sporting...

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Final Four da Coppa com elenco definido

Final Four da Coppa com elenco definido

Trissino, Lodi, Grosseto e Bassano vão disputar a Final Four da Taça de Itália. Jogando em casa, os quatro melhores da primeira volta impuseram-se, sendo que o Grosseto precisou de prolongamento para eliminar o Follonica de Sérgio Silva.

Lanterna-vermelha empata Sporting no João Rocha

Lanterna-vermelha empata Sporting no João Rocha

O lanterna-vermelha Murches impôs um empate ao Sporting no João Rocha numa 12ª jornada em que, pese alguns sustos, as restantes equipas da primeira metade da classificação venceram.