Óquei de Barcelos, Porto, Sporting e Tomar na Final Four

Estão encontrados os quatro semifinalistas da Taça de Portugal, com triunfos caseiros de Porto, Sporting, Tomar e Óquei de Barcelos. Mais complicada (e tangencial) a vitória nabantina para carimbar a presença na Final Four.

Óquei de Barcelos, Porto, Sporting e Tomar na Final Four

Óquei de Barcelos, Porto, Sporting e Tomar carimbaram este sábado a presença na Final Four da Taça de Portugal que terá lugar no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar a 29 e 30 de Abril, no fim-de-semana que separa o final da fase regular do arranque do play-off. O sorteio das meias-finais está agendado para próximo dia 21, a partir das 15h.

Porto defende troféu

O Porto vai a Tomar defender o troféu conquistado em 2022 em Paredes depois de afastar o Valongo nos quartos-de-finais por 5-1.

Na reedição da final da Taça de Portugal de 2018, agora que, cinco anos depois, a decisão voltará a ser em Tomar, o Porto voltou a levar a melhor. E sem ser necessário tempo extra, apesar das elevadas expectativas em virtude da excelente temporada do Valongo.

Mas, longe do melhor que já protagonizou, a equipa de Edo Bosch já perdia por três golos sem resposta aos 15 minutos, com golos de Carlo Di Benedetto, Ezequiel Mena e Reinaldo Garcia, não havendo outras mudanças no marcador até ao intervalo.

Na segunda parte, Carlo Di Benedetto marcou cedo, depois de azul a Facundo Navarro, e, apesar de Nuno Santos, até conseguir reduzir rapidamente, a equipa de Ricardo Ares teve sempre o encontro controlado. Em semana de Liga dos Campeões para ambas as equipas, houve gestão, merecendo apenas nota o derradeiro golo do encontro, por Gonçalo Alves, de grande penalidade, já nos últimos cinco minutos.

Sporting de volta para tentar matar o último "borrego"

De volta à Final Four quatro anos depois de estar em Oliveira de Azeméis (sendo que apenas mais uma edição houve entretanto), o Sporting vai em busca de um troféu que lhe escapa desde 1990, há 33 anos. Possivelmente, o único "borrego" que Paulo Freitas deixou por "matar"...

No João Rocha, o Sporting venceu - tal como o Porto - por quatro golos, mas com um 6-2 com uma história bem diferente para contar na primeira parte.

Com toda a moral de um empate a cinco conseguido para o campeonato, o Murches defendeu bem e saiu bem em contra-ataque, mantendo os leões em sentido. Claudicaria já no último minuto da primeira parte, com Toni Pérez a marcar no seu habitual oportunismo ao primeiro toque.

Pese o tento sofrido, a equipa do Murches tem mostrado resiliência... mas mais três golos dos leões logo nos primeiros cinco minutos, acabaram com qualquer esperança da equipa da Linha de Cascais. Gonzalo Romero, num remate fortíssimo e mais dois golos de Toni Pérez decidiam cedo a eliminatória.

Ainda antes do meio desta segunda parte, o Murches até reduziu por Miguel Feio e, depois, por Zé Miranda, mas sempre com resposta pronta, primeiro de Ferran Font, numa excelente iniciativa individual, e depois de Matías Platero. A 13 minutos do fim, o Murches e o treinador Hugo Lourenço preocupavam-se mais com a sua outra "guerra", a da permanência.

A responsabilidade de jogar em casa

Apurados dois "grandes", cabia ao Tomar carimbar a presença na "sua" Final Four. E houve sempre muita ansiedade para não falhar.

De facto, longe está a "fácil" vitória sobre o Famalicense por 7-1 nas primeiras jornadas, e a equipa de Jorge Ferreira cresceu muito, sendo clara candidata à manutenção, mas o Tomar continuava a reunir um favoritismo que nunca conseguiu colocar em pista.

Num primeiro minuto que mais parecia um desempate. "Joca" Guimarães dispôs de um livre directo, mas António Marante defendeu. Logo de seguida, o mesmo Joca viu azul e "Tato" Ferruccio não perdoou, batendo Tiago Freitas. Era o mote. Marante defenderia três livres directos e Tato marcaria por três vezes, tornando-se nas figuras do apuramento tomarense.

Depois do primeiro golo de Tato, houve reviravolta com golos de Carlos Dias, com uma involuntária ajuda de António Marante, e de Rafael Almeida, e o Famalicense ia para o descanso a vencer.

Tato igualou logo após o reatamento, mas o terceiro livre directo para a equipa de Famalicão foi de vez e Joca deu nova vantagem aos visitantes aos cinco minutos e meio. No entanto, Ivo Silva empatou logo de seguida para o conjunto orientado por Nuno Lopes.

O jogo estava em aberto, com superioridade tomarense, mas uma excelente organização famalicense. Um azul a Carlos Dias, a oito minutos do final, desequilibraria a partida, com Tato a bater Tiago Freitas... ainda que apenas na recarga. Já Joca não conseguiria o mesmo perante Marante, na 10ª falta tomarense, a cinco minutos do fim. O Famalicense carregou, até com cinco de pista, e o Tomar defendeu. E levou a melhor a equipa anfitriã deste jogo. E da Final Four.

Óquei de Barcelos passa no dérbi

Em dérbi minhoto com o Braga, o Óquei de Barcelos carimbou com distinção o apuramento para a Final Four, onde repetirá a presença do ano passado, quando caiu nas meias-finais com o Porto no desempate por grandes penalidades.

O triunfo barcelense começou a ser construído aos 10 minutos, pelo capitão Luís Querido, mas o Braga, no jeito pragmático desenhado por Tó Neves, foi mantendo o jogo em aberto. André Centeno ampliou a três minutos e meio do intervalo, mas a resposta, por Vítor Hugo, levou o jogo na diferença tangencial para a etapa complementar. Depois, deu Alvarinho.

Álvaro Morais, tantas vezes "menosprezado" por Paulo Freitas nas suas (muitas) opções no Sporting, tem sido decisivo e apareceu nestes quartos-de-final com nada menos que três golos. Seguidos. E no espaço de oito minutos. Entre os quatro e os 11 minutos, Alvarinho elevou de 2-1 para um 5-1, irremediável para o Braga.

Encontrado o vencedor, Miguel Vieira fez o definitivo 6-1 a um minuto do fim.

Taça de Portugal de Seniores Masculinos

Sporting 6-2 Murches • 18.Mar, 15h

Porto 5-1 Valongo • 18.Mar, 15h

Tomar 4-3 Famalicense • 18.Mar, 18h

Óquei de Barcelos 6-1 Braga • 18.Mar, 21h30

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Final da 'Coppa' para Lodi e Trissino

Final da 'Coppa' para Lodi e Trissino

Lodi e Trissino vão disputar este domingo a decisão da Taça de Itália depois de terem vencido Grosseto e Bassano nas meias-finais. O Trissino mostrou favoritismo, o Lodi precisou de prolongamento.