Alejandro Dominguez com play-off em risco

Expulso na Taça, Alejandro Dominguez enfrenta dois meses de suspensão, o que levaria o treinador do Sporting a falhar todo o play-off. Souto foi sancionado com um jogo, já cumprido, e Girão terá mais um para cumprir.

Alejandro Dominguez com play-off em risco

Alejandro Dominguez enfrenta uma suspensão de mais de dois meses, no seguimento da expulsão nas meias-finais da Taça de Portugal.

O técnico argentino do Sporting foi considerado expulso já após o apito final do jogo frente ao Óquei de Barcelos, por palavras, questionando a decisão de Miguel Guilherme em "flah interview".

Suspenso preventivamente, Alejandro assistiu à final da bancada, mas, como normalmente acontece com os treinadores suspensos, não se coibiu de dar indicações. Agora, tal como aconteceu com Reinaldo Ventura, então treinador da Juventude de Viana e alvo de denúncia, terá pendente uma suspensão de dois meses, a acrescer aos dias (oito) pelo vermelho.

O castigo, caso não seja alvo de qualquer recurso suspensivo, implica que o técnico falhe todo o play-off, cuja derradeira partida, uma eventual "negra" na final, está prevista para 21 de Junho.

Recorde-se que o Campeonato Placard é a derradeira esperança dos leões para um título, depois de uma semana em que perdeu na final da Taça e foi afastado nos quartos-de-final da Liga dos Campeões frente a, respectivamente, Tomar e Valongo, 7º e 6º da fase regular do campeonato português.

Apesar de tardar a publicação no site federativo, a comunicação da decisão disciplinar terá estado na origem de um "desabafo" de Alejandro Dominguez nas redes sociais, no dia 3, em que escreveu "Como é triste ver o nível de corrupção e más intenções no esporte ao qual você dá a vida. Hoje eu só quero desistir.".

Dois jogos para Girão, um para Souto

Também expulsos no decorrer da meia-final da Taça de Portugal, Ângelo Girão e João Souto terão uma sanção de, respectivamente, duas e uma partidas de suspensão.

Com a suspensão preventiva a impedir os dois internacionais portugueses de darem o contributo no jogo da final, frente ao Tomar, o castigo de Souto - o único já publicado no site federativo - ficou cumprido, ao passo que ficará um jogo por cumprir do guarda-redes.

Recorde-se que Ângelo Girão cumprirá nos dois primeiros jogos dos quartos-de-final do play-off, também frente ao Tomar, a 11 e 14 de Maio, o que resta do castigo de cinco partidas após agressão a Lucas Ordoñez. E falhará também um eventual terceiro jogo (17 de Maio) ou, em caso de apuramento, o primeiro jogo das meias-finais, frente a Óquei de Barcelos ou Valongo. Isto porque, apesar de ser suposto os castigos serem cumpridos na prova em que foram aplicados, o Regulamento de Disciplina prevê que sejam cumpridos noutras provas da FPP, na mesma época desportiva, caso não seja possível cumprir na prova do ilícito.

Caso, ainda assim, não seja possível cumprir o castigo (se o Sporting for eliminado pelo Tomar em dois jogos), este transita para a época seguinte e na prova em que foi aplicado. Ou seja, Girão falharia a primeira partida da Taça de Portugal 2023/24.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Defensores do ceptro europeu escolhidos

Defensores do ceptro europeu escolhidos

A Espanha já tem definida a selecção que tentará defender o título europeu conquistado em 2021, em Paredes. Em relação ao Campeonato do Mundo, são muitas as mexidas, com várias surpresas entre os ausentes, como Maliàn, Toni Pérez ou Alabart.

Renato Garrido com 13 em mira para o Europeu

Renato Garrido com 13 em mira para o Europeu

A FPP anunciou o lote de 13 jogadores pré-convocados por Renato Garrido para o Campeonato da Europa. Em relação ao Mundial, Ângelo Girão e Diogo Rafael são ausências notadas. Portugal procura um título que escapa desde 2016.