Tomar garante André Centeno e Xanoca

André Centeno será reforço do Tomar na próxima época, reencontrando, sete anos depois, Nuno Lopes. Xanoca regressa à cidade templária e o plantel do detentor da Taça, com o guardião José Silva e salvo (outra) surpresa, estará fechado.

Tomar garante André Centeno e Xanoca

O Tomar, vencedor da última edição da Taça de Portugal, já terá o plantel da próxima temporada definido.

José Silva, guarda-redes que já tinha representado o Tomar nos escalões de formação e esteve esta época ao serviço da Juventude Salesiana, foi anunciado para o lugar de Albert Mola, que regressa ao Marinhense. Gonçalo Neto, da Juventude Pacense, foi garantido numa reacção rápida à chamada de volta de Lucas Honório pelo Benfica. André Centeno e Alexandre Marques ("Xanoca") são reforços para colmatar as saídas de Ivo Silva (Bassano) e Tomás Moreira (Murches).

André Centeno

Para André Centeno, é uma espécie de círculo que se fecha. Em 2015, chegou ao Sporting para ser treinado por Nuno Lopes. Duas temporadas volvidas, já com Paulo Freitas no comando técnico dos leões, sairia para uma época - de renascimento - no seu Paço de Arcos e três nos italianos do Valdagno.

No regresso a Portugal, em 2021, o internacional português e capitão da selecção angolana no último Mundial, esteve próximo do Tomar, mas acabaria por "aterrar" no Óquei de Barcelos, onde, entre 2007 e 2015, já representara Braga, Juventude de Viana e os barcelenses.

Centeno e Xanoca coincidem nos seus currículos na conquista da Taça Latina. Centeno em 2008, em Coimbra, e Xanoca em 2016, em Follonica.

Agora, aos 37 anos, mas com a disponibilidade física que sempre o caracterizou, André Centeno "deixa" para trás o comando técnico de Paulo Freitas para reencontrar Nuno Lopes, num Tomar cuja afirmação no panorama do Hóquei em Patins foi coroada com a conquista da Taça de Portugal.

Xanoca

Velho conhecido do Municipal de Tomar, que receberá em Setembro a Elite Cup e a Supertaça António Livramento, é Alexandre Marques. Bem, talvez não como Alexandre Marques, mas certamente como Xanoca.

O jogador natural de Oliveira do Hospital representou a equipa da cidade templária entre 2017 e 2021 e, na sua consolidação, foi chamado pela Oliveirense. No entanto, esta época foi apanhado numa revolução em curso em Oliveira de Azeméis.

Xanoca voltará a vestir a camisola do Tomar dois anos depois.
Xanoca voltará a vestir a camisola do Tomar dois anos depois.

Destacando-se no clube da sua terra natal, Xanoca foi uma das figuras da formação do Benfica entre 2011 e 2015, saindo, na transição para sénior, para duas épocas cedido ao Turquel. Não conseguiu ganhar a confiança das águias para regressar, mas encontrou o espaço de afirmação em Tomar, onde regressa agora, aos 28 anos.

Salvo surpresa de última hora, como foi a chamada de Lucas Honório, o plantel do Tomar, com 10 atletas, estará fechado.

Tomar 2023/24

Guarda-redes: António Marante e José Silva (ex-Juventude Salesiana)

Jogadores de pista: Alexandre Marques ("Xanoca", ex-Oliveirense), André Centeno (ex-Óquei de Barcelos), Diogo Cortez, Filipe Almeida, Franco Ferruccio ("Tato"), Gonçalo Neto (ex-Juventude Pacense), Guilherme Silva e Pedro Martins.

Treinador: Nuno Lopes

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny