Em duelo de leões, rugiu mais alto o Tomar

Quase 30 anos depois, o Tomar venceu o Sporting para o Campeonato. A equipa de Nuno Lopes venceu por 4-3, virando de 1-3 nos primeiros minutos da segunda parte, e, com duas jornadas por disputar, pode garantir o 5º lugar.

Em duelo de leões, rugiu mais alto o Tomar

Não acontecia desde Dezembro de 1994. O Tomar voltou a vencer o Sporting para o campeonato, agora por 4-3, na 24ª jornada da fase regular do Campeonato Placard.

De grande penalidade, Guilherme Silva foi eficaz e bateu Ângelo Girão para o tento inaugural ainda não estavam cumpridos três minutos. O Sporting reagiu de pronto, criando algumas oportunidades em superioridade, mas seria numa iniciativa individual de Ferran Font que anularia a desvantagem, picando para o fundo das redes depois de contornar a baliza de António Marante.

O Sporting tinha ascendente no jogo, pressionando, mas também somando faltas de equipa. Já com nove faltas, a quatro minutos do intervalo, Gonzalo Romero surpreendeu num remate de primeira com pouco ângulo para o 1-2. E, dois minutos volvidos, Matías Platero descobriu Font sozinho na área, para o 1-3, numa fase penalizadora para a equipa da casa.

O Tomar, que não contou com Tato Ferruccio, castigado, entrou da melhor forma na etapa complementar, com Xanoca a reduzir logo no dobrar do primeiro minuto. Instantes depois, o Sporting cometia a 10ª falta e - na recarga ao livre directo, sem se perceber se houve felicidade ou engenho de Gonçalo Neto - a partida ficava igualada a três. E, aos quatro minutos, Guilherme Silva rematava fortíssimo da zona frontal para a reviravolta.

Tomar garante desde já 5º lugar se o Óquei de Barcelos perder com o Benfica. O Sporting pode perder nesta jornada o 2º lugar para a Oliveirense, que joga em Turquel.

Num duelo leonino, os leões que viajaram de Lisboa não tinham o mesmo esclarecimento da primeira parte na tentativa de resposta à desvantagem e ao jogo dos tomarenses. Aos nove minutos, João Souto perdeu uma bola e viu azul ao travar Lucas Honório que se isolava.

Neto rematou ao poste, mas Girão foi advertido por sair antes do tempo e viu mesmo o azul. Num segundo acto, Zé Diogo defendeu e a equipa de Alejandro Dominguez protegeu-se bem na inferioridade numérica - de quatro minutos - e até dispôs de um livre directo, na 10ª falta tomarense. António Marante negou o golo a Ferran Font.

O Sporting, sem nunca se encontrar, procurou a igualdade, atacando mesmo com cinco nos segundos finais, mas sem sucesso.

A equipa de Nuno Lopes soma agora 46 pontos, mais seis que o Óquei de Barcelos, que nesta ronda defronta o Benfica. Com vantagem no confronto directo, o Tomar já terá o 5º lugar assegurado se os barcelenses perderem com as águias.

AMGRoller Compozito

Partilhe

Facebook Twitter AddToAny
Outros artigos do dia
Benfica vence em Barcelos

Benfica vence em Barcelos

Depois de dois desaires para a Champions League frente ao Óquei de Barcelos, o Benfica venceu na pista dos barcelenses, para o Campeonato Placard, por 1-4. No próximo fim-de-semana, o duelo é reeditado para a Taça de Portugal.

Oliveirense sobe ao 2º lugar e condena Turquel

Oliveirense sobe ao 2º lugar e condena Turquel

A Oliveirense venceu em Turquel por 3-5 e ascende ao 2º lugar, passando o Sporting. Com o desaire e os outros resultados da jornada, a equipa da Aldeia do Hóquei fica sem hipóteses matemáticas de conseguir a manutenção.

Carvalhos vence

Carvalhos vence

À 24ª jornada, o Carvalhos venceu pela primeira vez na presente edição do Campeonato Placard. Já despromovida, a equipa de Ricardo Geitoeira venceu o Murches por 7-5 e complicou a vida aos cascalenses numa luta pela manutenção que está ao rubro.

A Guerra dos Tronos

A Guerra dos Tronos

A cerca de dois meses do final da época, há várias mudanças no comando técnico no horizonte. Sendo já oficial a saída no Sporting e certa no Barcelona, também Benfica e Oliveirense poderão ter novos treinadores.

Pedro Alves dos Santos